Perguntas Frequentes
Dúvidas
O que é Ressonância Magnética?
É um exame indolor para diagnóstico por imagem, no qual o paciente entra em um tubo, que retrata em alta definição os órgãos e tecidos internos através do uso de um campo magnético; ou seja, não usa radiação X ou ionizante. O campo magnético é muito poderoso, portanto, uma série de cuidados devem ser tomados.
Antes do exame é realizada uma entrevista para coletar informações do paciente, com o objetivo de averiguar se a pessoa pode realizar o exame com tranquilidade, se poderá ser administrado o contraste caso necessário e caso haja mais alguma precaução a ser tomada.
Na marcação do exame serão passadas informações sobre o preparo necessário para realização do exame.
O que é Tomografia Computadorizada?
É um exame indolor que utiliza radiação (é basicamente uma evolução do exame de Raios-x) para gerar imagens com muita clareza de órgãos e tecidos do corpo humano. Não há contraindicações para este exame.
Diferentemente da Ressonância Magnética, o paciente não entra em um tubo. Deita-se o paciente em uma maca, a qual tem sua posição ajustada para que o arco capture as imagens necessárias para o laudo.
Normalmente o exame dura 15 minutos e requer que o paciente se mantenha imóvel durante sua realização.
A necessidade ou não de contraste é definida na entrevista pré-exame.
Na marcação do exame serão passadas informações sobre o preparo necessário para realização do exame.
O que é e para que serve o Contraste?
O contraste é um composto administrado na veia que permite uma melhor visualização dos tecidos e vasos sanguíneos, o que ajuda a conseguir um diagnóstico melhor.
O contraste não é utilizado em todos os exames, sendo contraindicado para pacientes com condições cardíacas graves, insuficiência renal e pessoas com histórico significativo de reações alérgicas. As chances de reações alérgicas são muito pequenas, mas é preciso tomar cuidado.
O composto é eliminado normalmente pela urina, a sua maioria nas primeiras 24 horas.
Mais informações sobre a necessidade de contraste são cobertas na entrevista pré-exame.
Crianças podem fazer Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada?
Sim. Ambos os exames requerem que o paciente se mantenha imóvel durante a sua realização.
O que é mamografia?
É o exame mais importante no combate ao câncer de mama.
Consiste em uma radiografia de alta resolução que auxilia na detecção de lesões e alterações nas mamas. Permite visualizar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, utilizando baixas cargas de radiação.
Durante o exame pode haver um pequeno desconforto, pois é necessário comprimir um pouco as mamas sobre um suporte para melhor resolução do exame.
O preparo para o exame será passado durante a marcação do exame.
O que é a Densitometria Óssea?
É o exame mais importante na detecção – e consequentemente acompanhamento – de osteoporose e osteopenia, por medir de forma indolor e rápida (um exame dura entre 5 e 10 minutos) a redução de massa óssea de maneira precisa.
O exame é simples: o paciente se deita na mesa da máquina com a vestimenta apropriada, permanece imóvel e o laser do aparelho irá analisar, usualmente, o fêmur e a coluna vertebral, depois digitalizá-los e medir a quantidade de radiação absorvida, assim determinando a massa óssea.
O preparo para o exame será passado durante a marcação.
Agende seu exame de forma simples e rápida.
Faça o agendamento dos seus exames sem sair de casa e garanta um bom atendimento. Com uma equipe qualificada e equipamentos de alta-tecnologia a seu favor.