Digem

(48) 3341-8400

(48) 3771-8800

(48) 3341-8400

Segunda a Sexta: das 7h às 19h e Sábado: das 8h às 14h

Digem

Fevereiro Roxo: conheça os exames de imagem que auxiliam no diagnóstico de doenças crônicas

by | 6/02/24 | Exames de Imagem

Fevereiro é marcado por iniciativas globais que buscam conscientizar a população sobre diversas questões de saúde. No Brasil, o “Fevereiro Roxo” destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças crônicas, muitas das quais podem ser identificadas por meio de exames de imagem avançados. 

Continue a leitura e entenda como os exames de imagem auxiliam no diagnóstico de três condições distintas, mas igualmente impactantes: Lupus, Alzheimer e Fibromialgia.

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune crônica e complexa na qual o sistema imunológico, que normalmente protege o corpo contra invasores externos, ataca erroneamente os próprios tecidos e órgãos. Isso pode resultar em inflamação em diversas partes do corpo, causando uma ampla variedade de sintomas, como fadiga, dor nas articulações, erupções cutâneas, febre, e em casos mais graves, danos a órgãos internos, como rins e pulmões. A doença pode afetar pessoas de qualquer idade, gênero ou etnia, sendo mais comum em mulheres em idade fértil. O diagnóstico precoce e o manejo adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com lúpus.

A ressonância magnética desempenha um papel crucial no diagnóstico do lúpus, fornecendo imagens detalhadas das articulações, órgãos e sistema nervoso central. Além disso, exames de sangue, como o teste de anticorpos antinucleares (ANA), auxiliam na identificação de marcadores específicos associados à condição.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta o cérebro, resultando em perda gradual de memória, habilidades cognitivas e capacidades funcionais. Caracteriza-se pela formação de placas de proteínas chamadas beta-amiloide e emaranhados neurofibrilares no cérebro, prejudicando a comunicação entre as células nervosas. 

Conforme a doença avança, os indivíduos podem enfrentar dificuldades na realização de tarefas diárias, desorientação temporal e espacial, alterações de personalidade e, eventualmente, perda completa da autonomia. É também a forma mais comum de demência e afeta predominantemente idosos, embora casos mais raros possam ocorrer em idades mais jovens. Não há cura para o Alzheimer, mas existem tratamentos para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O diagnóstico precoce da doença é vital para intervenções eficazes. A combinação de técnicas como PET-CT e ressonância magnética permite a visualização de possíveis alterações no cérebro, incluindo a presença das placas e emaranhados de proteínas associadas à doença. Esses exames ajudam os médicos a avaliar a progressão da condição e orientar estratégias de tratamento.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição de saúde crônica caracterizada por dor generalizada e sensibilidade em músculos, ligamentos e tendões. Pessoas com fibromialgia frequentemente experimentam fadiga, distúrbios do sono, dificuldades de concentração (conhecida como “nevoeiro cerebral”) e pontos sensíveis no corpo. 

A causa exata da fibromialgia não é completamente compreendida, mas fatores genéticos, emocionais e ambientais podem contribuir. O diagnóstico é baseado principalmente na avaliação dos sintomas, já que não há exames específicos para confirmar a condição. O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo medicamentos, terapia física, exercícios e técnicas de gerenciamento de estresse para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Embora não haja exames específicos para diagnosticar a fibromialgia, a ultrassonografia pode ser usada para identificar inflamações em áreas específicas. Além disso, a ressonância magnética pode ajudar a excluir outras condições e detectar possíveis anormalidades em tecidos moles.

Faça seu exame de imagem com a Digem

No Fevereiro Roxo, é imperativo reconhecer o impacto dos exames de imagem no diagnóstico de condições como Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. A detecção precoce proporciona às pessoas afetadas a oportunidade de iniciar tratamentos adequados e melhorar significativamente sua qualidade de vida. Por meio da ciência, tecnologia e conscientização, podemos avançar na detecção precoce e no tratamento eficaz dessas condições, trazendo esperança e apoio às comunidades afetadas.

A Digem- Clínica de Diagnóstico por Imagem oferece diversos exames de imagem com tecnologia de última geração e uma equipe de profissionais dedicados, que proporcionam um atendimento de excelência. Entre em contato e agende o seu exame. Conte conosco no cuidado com a sua saúde!

Ressonância Magnética do Crânio: quando é necessária?

Ressonância Magnética do Crânio: quando é necessária?

A ressonância magnética do crânio é uma ferramenta valiosa na medicina, proporcionando uma visão detalhada do cérebro e das estruturas adjacentes.  Abaixo falaremos mais sobre suas aplicações, procedimentos, e o impacto significativo que tem na detecção e...

Ultrassonografia Transvaginal: entenda o exame

Ultrassonografia Transvaginal: entenda o exame

O exame transvaginal é uma ferramenta diagnóstica fundamental para a saúde da mulher, pois desempenha um papel crucial na detecção precoce e no monitoramento de várias condições ginecológicas. Essa técnica de imagem segura e eficaz oferece uma visualização detalhada...

Principais exames de imagem em um check-up

Principais exames de imagem em um check-up

Em um check-up médico abrangente, diversos exames de imagem são frequentemente recomendados para proporcionar uma visão geral do estado de saúde de uma pessoa. Eles são fundamentais para avaliar a saúde do corpo de maneira detalhada e não invasiva, e podem variar de...

10 dicas para enfrentar o medo da ressonância magnética

10 dicas para enfrentar o medo da ressonância magnética

A ressonância magnética (RM) é uma ferramenta incrivelmente valiosa na medicina moderna, permitindo diagnósticos precisos sem invasões cirúrgicas. No entanto, para muitas pessoas, a ideia de entrar em um espaço confinado e barulhento pode ser assustadora. É comum...

Saiba mais sobre Tomografia Helicoidal

Saiba mais sobre Tomografia Helicoidal

Na busca incessante por avanços na área da saúde, a tecnologia médica tem desempenhado um papel crucial na melhoria dos diagnósticos e tratamentos. Uma dessas inovações revolucionárias é a tomografia helicoidal, uma técnica de imagem que revolucionou a forma como os...

Agende seu exame de forma simples e rápida.

Faça o agendamento dos seus exames sem sair de casa e garanta um bom atendimento. Com uma equipe qualificada e equipamentos de alta-tecnologia a seu favor.

Abrir WhatsApp
Olá 👋
Agende seu exame aqui.