Digem

(48) 3341-8400

(48) 3771-8800

(48) 3341-8400

Segunda a Sexta: das 7h às 19h e Sábado: das 8h às 14h

Digem

10 dicas para enfrentar o medo da ressonância magnética

by | 28/11/23 | Ressonância Magnética

A ressonância magnética (RM) é uma ferramenta incrivelmente valiosa na medicina moderna, permitindo diagnósticos precisos sem invasões cirúrgicas. No entanto, para muitas pessoas, a ideia de entrar em um espaço confinado e barulhento pode ser assustadora. É comum sentir medo ou ansiedade antes desse tipo de exame, especialmente se você nunca passou por esse procedimento antes.

Abaixo trouxemos uma série de dicas abrangentes para ajudar a tornar a experiência da ressonância magnética menos intimidante e mais tranquila.

1. Compreenda o procedimento

Familiarize-se com o procedimento. Converse com seu médico ou com o técnico da ressonância magnética para entender exatamente o que vai acontecer durante o exame. Conhecimento sobre o processo pode reduzir a ansiedade. Entenda como funciona, por que é necessário e o que esperar durante o exame. Quanto mais você souber sobre o processo, menos desconhecido ele parecerá.

2. Escolha a música

Muitos centros de ressonância magnética oferecem a opção de ouvir música durante o exame. Pergunte se você pode trazer sua música favorita ou se o centro oferece playlists para relaxamento. A música pode distrair e acalmar a mente.

3. Pratique técnicas de relaxamento

Antes do exame, pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação. Isso pode ajudar a acalmar os nervos e reduzir a ansiedade.

4. Peça ajuda ao técnico

Se você estiver se sentindo ansioso, não hesite em falar com o técnico da ressonância magnética. Eles são treinados para lidar com pacientes nervosos e podem oferecer apoio durante, incluindo um suporte adicional, como música relaxante ou cobertores, se for o caso. 

4. Traga um amigo ou familiar

Algumas clínicas permitem a presença de um acompanhante. Se permitido pelo centro de ressonância magnética, traga um amigo ou membro da família para acompanhá-lo durante o exame. A presença de alguém próximo pode fornecer conforto emocional.

5. Utilize proteção ocular e auditiva

Às vezes, o barulho alto da máquina de RM e o espaço confinado da máquina de ressonância magnética podem ser uma fonte de ansiedade. Pergunte se você pode usar uma máscara ou viseira para os olhos para bloquear a visão do ambiente ao seu redor e tampões de ouvido ou protetores auriculares fornecidos pela clínica para ajudar a reduzir esse incômodo.

6. Encontre um ponto focal

Durante o exame, foque em um ponto específico dentro da máquina ou feche os olhos. Isso pode ajudar a diminuir a sensação de estar preso dentro do aparelho.

7. Pratique antes do exame

Se a clínica oferecer a oportunidade, pratique entrar e sair do equipamento de ressonância magnética antes do dia do exame. Isso pode ajudar a se familiarizar com o ambiente e reduzir a ansiedade no momento real.

8. Procure por um ambiente mais confortável

Se você se sentir claustrofóbico, pergunte se há opções de máquinas de RM mais abertas ou se eles têm métodos para amenizar a sensação de confinamento, como espelhos que proporcionam a sensação de um espaço mais amplo.

9. Converse com o médico

Se o medo persistir, converse com seu médico sobre suas preocupações. Eles podem prescrever um medicamento leve para ajudar a relaxar durante o exame. E, se for o caso, considere a possibilidade de buscar apoio de um psicólogo ou psiquiatra. Terapias como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) podem ajudar a enfrentar e superar medos específicos, como a fobia da ressonância magnética.

É fundamental reconhecer que o medo é real e pode levar tempo para superá-lo. Não hesite em pedir apoio e buscar estratégias que funcionem melhor para você. Dependendo da condição a ser diagnosticada, seu médico pode sugerir alternativas de imagem médica ou exames substitutos que não desencadeiem a mesma ansiedade.O importante é encontrar maneiras de gerenciar o medo e a ansiedade para garantir que você receba o cuidado médico necessário.

Lembre-se de que a equipe médica está lá para ajudar e tornar o processo o mais confortável possível para você. Comunicação aberta sobre suas preocupações e a busca de apoio emocional podem fazer uma grande diferença em como você se sente antes e durante o exame de ressonância magnética.

A Digem- Clínica de Diagnóstico por Imagem é uma referência em cuidados de saúde personalizados, oferecendo diversos exames de imagem avançados. Ao escolher a Digem, os pacientes têm acesso a uma tecnologia de imagem de última geração e uma equipe de profissionais dedicados a proporcionar um atendimento de excelência. Entre em contato e agende o seu exame. Conte conosco no cuidado com a sua saúde!

Ressonância Magnética do Crânio: quando é necessária?

Ressonância Magnética do Crânio: quando é necessária?

A ressonância magnética do crânio é uma ferramenta valiosa na medicina, proporcionando uma visão detalhada do cérebro e das estruturas adjacentes.  Abaixo falaremos mais sobre suas aplicações, procedimentos, e o impacto significativo que tem na detecção e...

Ultrassonografia Transvaginal: entenda o exame

Ultrassonografia Transvaginal: entenda o exame

O exame transvaginal é uma ferramenta diagnóstica fundamental para a saúde da mulher, pois desempenha um papel crucial na detecção precoce e no monitoramento de várias condições ginecológicas. Essa técnica de imagem segura e eficaz oferece uma visualização detalhada...

Principais exames de imagem em um check-up

Principais exames de imagem em um check-up

Em um check-up médico abrangente, diversos exames de imagem são frequentemente recomendados para proporcionar uma visão geral do estado de saúde de uma pessoa. Eles são fundamentais para avaliar a saúde do corpo de maneira detalhada e não invasiva, e podem variar de...

Saiba mais sobre Tomografia Helicoidal

Saiba mais sobre Tomografia Helicoidal

Na busca incessante por avanços na área da saúde, a tecnologia médica tem desempenhado um papel crucial na melhoria dos diagnósticos e tratamentos. Uma dessas inovações revolucionárias é a tomografia helicoidal, uma técnica de imagem que revolucionou a forma como os...

Agende seu exame de forma simples e rápida.

Faça o agendamento dos seus exames sem sair de casa e garanta um bom atendimento. Com uma equipe qualificada e equipamentos de alta-tecnologia a seu favor.

Abrir WhatsApp
Olá 👋
Agende seu exame aqui.