A Densitometria Óssea (DMO) é o exame de imagem que mede a densidade dos ossos, sendo capaz de diagnosticar doenças como a Osteoporose e Osteopenia e perda de massa óssea. O procedimento é simples, rápido e indolor.
O exame é de grande importância, já que a saúde do corpo humano merece atenção total, incluindo a saúde óssea.
Abaixo você encontra as informações necessárias para conhecer o exame, como é feito, as doenças que podem ser diagnosticadas através dele e quem deve fazê-lo.
Como é feito o exame de Densitometria Óssea?
É feito através do densitômetro, aparelho onde o paciente deita e se posiciona de forma a favorecer a imagem da parte do corpo em questão, que nesse caso geralmente se trata do fêmur ou das vértebras.
O aparelho capta as imagens necessárias de forma rápida, e por ficar afastado do corpo, não causa dor ou desconforto.
Quais doenças o exame de densitometria óssea pode diagnosticar?
Além de ser capaz de detectar de forma precoce a perda de espessura óssea, as duas principais doenças investigadas através do exame são a Osteopenia e Osteoporose.
Osteopenia
Condição pré-clínica de perda gradual de massa óssea, que pode indicar predisposição à Osteoporose. É assintomática, o que aumenta a necessidade da densitometria óssea.
Osteoporose
Caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea, a doença aumenta o risco de fraturas e acomete normalmente pessoas de idade mais avançada. Mulheres depois da menopausa são consideradas como um grupo de risco. A falta de cálcio e vitamina D na alimentação, baixa exposição à luz solar, sedentarismo e tabagismo também são fatores agravantes da doença.
Quando é necessário?
A opinião médica em cada caso é sempre necessária, mas algumas das indicações para o exame de densitometria óssea são: mulheres de 65 anos ou mais e homens de 70 anos ou mais; mulheres de 50 anos ou mais que apresentam fatores de risco; pessoas com 50 anos ou mais que sofreram fraturas; pessoas que apresentam evidências de Osteopenia ou Osteoporose, ou como acompanhamento da doença no paciente que já possui o diagnóstico. O exame é contraindicado para grávidas.
Consulte a clínica de imagem onde o exame será feito para saber mais sobre a preparação pré-exame. É de extrema importância estar amparado por profissionais capacitados que ofereçam segurança ao paciente.
Na Digem – Clínica de Diagnóstico por Imagem você encontra o exame de Densitometria Óssea e outras diversas modalidades de exames de imagem, oferecidos com excelência, precisão, profissionais qualificados e equipamentos tecnológicos de ponta. Entre em contato e agende seu exame.