A Ultrassonografia, também conhecido como Ecografia, é um exame rápido e indolor que permite a visualização das imagens em tempo real. A técnica de captação é uma importante ferramenta para rastrear anormalidades nos órgãos do corpo humano, e é muito utilizada devido a sua rapidez e baixo custo.
Se difere de outros exames, como o raio-X, pois a captação das imagens são feitas durante o exame e interpretadas pelo profissional encarregado, geralmente um ultrassonografista ou radiologista, que emite laudos e encaminha a um clínico.
O que é ultrassonografia e como é feita
O exame de ultrassonografia usa ondas sonoras de alta frequência – geralmente maiores que 20.000 Hertz – que produzem eco nos tecidos do corpo humano. Esses ecos são captados pela sonda, traduzidos em imagens (fotos ou vídeos) projetadas num monitor, onde os órgãos ou tecidos são visualizados.
O paciente deita em uma maca e a parte do corpo em questão é examinada pelo profissional utilizando o transdutor. Para garantir a qualidade do exame, a parte do corpo a ser examinada deve estar despida e é aplicado o gel condutor, que auxilia na condução e aderência do aparelho.
Surgimento da ultrassonografia
Em 1877, o cientista inglês Lorde Rayleigh publicou a chamada “Teoria do Som” pela primeira vez, dando início à física acústica moderna. Foi utilizada durante o período da Primeira Guerra Mundial, e após disso, passou também a ser utilizada em fins não- militares.
O uso dos ultrassons foi aprimorado na Segunda Guerra Mundial com o desenvolvimento do SONAR (Sound Navigation and Ranging), e usado no âmbito terapêutico inicialmente para o tratamento de artrite e doença de Parkinson.
Em 1942 foi usado pela primeira vez na medicina diagnóstica pelo neuropsiquiatra Karl Dussik na localização de tumores cerebrais.
Em 1947 o médico americano Douglas Howry detectou estruturas de tecidos moles. O exame nesta época era bem diferente do que conhecemos atualmente, pois era feito com o paciente posicionado submerso e imóvel dentro de uma banheira com água.
E então, a partir da década de 1950 o método utilizado atualmente, com uso do aparelho transdutor, passou a ser finalmente desenvolvido.
Vantagens do exame
A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais simples e versáteis e com bom custo-benefício.
É um método não-invasivo e não apresenta efeitos nocivos significativos, pois não utiliza radiação ionizante.
E principalmente, seu maior diferencial é a aquisição de imagens é realizada praticamente em tempo real.
Para que serve e tipos de ultrassonografia
Fornece detalhes de imagens, que são importantes para um diagnóstico mais preciso nas seguintes áreas:
- Oncologia: detecção precoce de tumores;
- Obstetrícia e Ginecologia: Visualização, avaliação do desenvolvimento,tamanho, posição e sexo do feto; avaliação do útero/ovário e detecção de possíveis tumores de ovário e seios;
- Cardiologia: visualização do interior do coração, estruturas e funcionamento;
- Urologia: visualização de pedras nos rins; detecção de câncer de próstata;
- Avaliação da função cardíaca, avaliação de órgãos, orientação de procedimentos e biópsias, orientação de exames em geral, entre outros.
Quando devemos fazer uma ultrassonografia?
As indicações para realização de ultrassonografia devem ser baseadas na avaliação clínica e nas necessidades específicas de cada paciente. Apenas um médico será capaz de fornecer orientações adequadas com base na sua condição médica específica.
O exame possui algum risco ou contraindicação?
A ultrassonografia é considerada um exame seguro e não invasivo, com poucas contraindicações. No entanto, há algumas situações em que pode ser contraindicada ou requerer precauções especiais. Podem ser:
- Exame de ultrassonografia transvaginal durante a gravidez: a realização de ultrassonografia transvaginal, que é uma forma de ultrassonografia que envolve a inserção de uma sonda na vagina, durante a gravidez pode representar um risco de infecção ou lesão para o feto;
- Lesões na pele na região a ser examinada: se houver feridas abertas, queimaduras ou outras lesões na pele na área do corpo que será examinada com ultrassom, pode haver o risco de infecção ou disseminação de infecção;
- Sensibilidade conhecida a gel ou outros produtos usados na ultrassonografia: alguns pacientes podem ter uma sensibilidade conhecida a produtos usados durante a ultrassonografia, como o gel de ultrassom. Nesses casos, pode ser necessário tomar precauções adicionais ou evitar o uso desses produtos;
É importante consultar o profissional responsável diante de qualquer preocupação ou histórico de contraindicações antes de realizar qualquer exame.
Consulte a clínica de imagem onde o exame será feito para saber mais sobre a preparação pré-exame. É de extrema importância estar amparado por profissionais capacitados que ofereçam segurança ao paciente.
Na Digem – Diagnóstico por Imagem você encontra o exame de Ultrassom e outras diversas modalidades de exames de imagem, oferecidos com excelência, precisão, profissionais qualificados e equipamentos tecnológicos de ponta. Entre em contato e agende seu exame.