Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o tipo mais frequente em homens no Brasil. Por isso, exames de prevenção se fazem necessários a fim de diagnosticar a doença precocemente e aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Os exames indicados para a prevenção do câncer de próstata são: exame de toque retal, que consiste na palpação realizada por um médico especializado. Permite a avaliação do tamanho, textura e forma da próstata. E o exame de sangue capaz de medir os níveis de uma proteína produzida pela próstata, o PSA (Antígeno Prostático Específico).
Em caso de alteração nos dois exames citados acima, o especialista pode solicitar a biópsia de próstata, procedimento fundamental para o diagnóstico do câncer.
A seguir trazemos as principais informações sobre o exame: o que é, como é feito e quando é necessário.
O que é biópsia de próstata?
Como já citado anteriormente, a biópsia de próstata é de extrema importância para a confirmação da presença de células cancerígenas. No exame, são retiradas pequenas amostras do tecido prostático e enviadas para a avaliação microscópica.
A partir da avaliação das amostras em laboratório será feito um relatório de patologia com as informações necessárias para dar seguimento a um possível tratamento.
Como é feito?
A biópsia de próstata pode ser transperineal, em que a agulha é inserida através da pele na região perineal para alcançar a próstata, ou transretal, em que uma agulha oca que é inserida no períneo através do reto, e é retirada uma amostra de tecido.
A forma como o exame é guiado também pode variar entre ultrassom, com o aparelho de ecografia guiando a agulha que irá colher os fragmentos, ou ultrassom com fusão de imagens com ressonância magnética, que facilita a localização das lesões.
Os cuidados pré e pós procedimento serão indicados pelo especialista responsável de acordo com o tipo de biópsia escolhido, e devem ser seguidos rigorosamente para que possíveis complicações ocorram (hemorragia ou infecção na área)
O resultado da biópsia dependerá de cada caso, podendo ser negativo, positivo ou inconclusivo. Em qualquer um dos casos, o médico pode pedir a repetição do exame, a fim de esclarecer o diagnóstico.
Quando o exame é necessário?
Os fatores que levam o médico especialista a solicitar o exame ao paciente que apresenta os sintomas são: alteração nos níveis de PSA comprovadas pelo exame de sangue e anormalidades no exame de toque retal.
Após o resultado desses exames, a forma de diagnosticar a doença é por meio da biópsia de próstata.
Apesar do avanço cada vez maior dos estudos e tecnologias relacionados ao câncer, por se tratar de uma doença muito delicada o diagnóstico pode ser complexo e demorado, por isso é de extrema importância estar amparado por profissionais capacitados que ofereçam segurança ao paciente.
Na Digem – Clínica de Diagnóstico por Imagem você encontra o exame de biópsia de próstata guiado por ultrassom e outras diversas modalidades de exames de imagem, oferecidos com excelência, precisão, profissionais qualificados e equipamentos tecnológicos de ponta. Entre em contato e agende seu exame.