O exame de raio-x, também comumente conhecido como radiografia, é feito por meio de baixas doses de radiação ionizante que atravessam os órgãos e tecidos, gerando uma imagem capaz de diagnosticar as mais variadas doenças, fraturas e condições.
A descoberta da geração de imagens através dos raios-x foi feita em novembro de 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923), e é até hoje amplamente utilizada pela medicina, tendo passado por um processo de modernização até chegar à sua atual forma digital.
Qual é a diferença entre o Raio-x Digital e o tradicional?
Essencialmente não há diferença na forma em que os raios-x agem tanto no digital quanto no tradicional, porém há uma diferença considerável na captação da imagem. O formato digital envia o resultado diretamente para o computador, possibilitando o seu armazamento e compartilhamento com o paciente, sendo impresso apenas quando necessário.
Algumas outras vantagens do raio-x digital em relação ao analógico são: diminui a necessidade de repetir o exame, gerando menor radiação para o paciente; ajuda na preservação do meio ambiente, já que os produtos químicos usados em sua revelação são dispensáveis; as imagens são de qualidade superior e captadas no instante do exame, proporcionando maior precisão e rapidez aos diagnósticos.
São necessários preparativos pré-exame? E cuidados pós-exame?
Dependerá do tipo de exame solicitado pelo seu médico. Em exames relacionados ao sistema digestivo, por exemplo, é pedido jejum mínimo de 10 horas.
Conforme a parte do corpo a ser examinada, se o paciente estiver usando joias, relógios ou outros acessórios, é solicitada a retirada dos objetos para que não prejudiquem o resultado final.
Em alguns casos, é necessário o uso do contraste, substância líquida que auxilia na nitidez da imagem, ingerido oralmente ou de forma venosa, que pode ser utilizado apenas sob avaliação médica, pois pode causar efeitos colaterais em alguns pacientes.
No pós não são necessários cuidados, já que o raio-x digital é um exame não invasivo.
Com que frequência preciso fazer esse tipo de exame?
Essa modalidade de exame de imagem auxilia no diagnóstico e na investigação clínica de diversas doenças pulmonares, gastroesofágicas, fraturas nos ossos, avaliações ortopédicas e dos seios da face, entre outros. Logo, não é considerado um exame de rotina. É apenas necessário quando pedido por um médico especializado.
Conheça alguns dos casos mais frequentes em que o raio-x é indicado:
Imagens odontológicas
Também chamados de panorâmicos, os exames de raio-x digital odontológicos servem para avaliação e investigação da saúde bucal e dos dentes. É muito utilizada para o alinhamento com aparelhos ortodônticos e extrações.
Imagens da região toráxica
Abrangem a região pulmonar, aparelho digestivo, costelas e coração. São indicados para o diagnóstico de pneumonias, derrames pleurais, doenças gastroesofágicas como o refluxo, ou em caso de sintomas sentidos na região, por exemplo, falta de ar e dores no peito.
Mamografia
A mamografia é também considerado um tipo de exame de raio-x por utilizar radiação ionizante, mas diferente dos demais, é indicado como um exame de rotina preventivo, capaz de diagnosticar precocemente nódulos e câncer de mama.
Fraturas e lesões ósseas
O raio-x digital é comum no diagnóstico de fraturas e lesões de inúmeros ossos do corpo humano, como: membros inferiores e superiores, bacia e quadril, crânio, omoplata, cotovelo, ombro, joelhos, coluna, tornozelo, etc.
Avaliações Ortopédicas
Além de identificar possíveis fraturas e lesões, a avaliação ortopédica por exame de imagem é capaz de identificar alterações degenerativas como a artrite e a artrose, desgaste nas articulações e ligamentos.
Imagens dos seios da face
Capaz de diagnosticar condições e doenças de trato respiratório, como a sinusite, meningite, infecções, obstruções nasais, entre outros.
Idade óssea
Indicado na infância por um médico pediatra, majoritariamente quando há suspeita de problemas no crescimento. O exame auxilia na avaliação da saúde óssea através das mãos e dos punhos das crianças.
Há perigo ou contraindicação?
A dose de radiação emitida é baixa, logo, o exame de raio-x digital não oferece perigo. Porém há contraindicação para pacientes gestantes ou com suspeita de gravidez. Consulte sempre seu médico e faça exames de raio-x apenas se solicitado.
Na Digem – Clínica de Diagnóstico por Imagem você encontra essa e outras modalidades de exames de imagem, todos oferecidos com excelência, precisão, profissionais qualificados e equipamentos tecnológicos de ponta. Entre em contato conosco e agende seu exame.